Sobre

Benedito Vieira - Mirassol SP - janeiro de 1945.
Economista, Universidade Católica de Santos, 1969.
Em 2004 concluiu o Mestrado em Gestão Empresarial, Unisul, Santa Catarina, dissertando sobre: “A gestão financeira das micro e pequenas empresas, um requisito para a sua sobrevivênciae desenvolvimento”, uma das motivações para escrever o livro Fluxo de Caixa Gerencial: Ferramentas e estratégias para empresas de TODOS os tamanhos.
Motivações que também tem vínculos com a sua carreira profissional, iniciada em 1.964, em Santos, Banco da Bahia, e encerrada em 2000, Banco Bilbao Vyzcaia, em Florianópolis.
Nos Bancos conheceu a importância do Fluxo de Caixa, pois, entre outras coisas, para aprovarem um empréstimo, para Capital de Giro ou Investimento, exigem que a empresa apresente um Fluxo de Caixa, no qual demonstre como vai usar os recursos e de que forma os pagará.
Também foi executivo de empresas de médio porte, na área financeira, quando aprendeu a Elaborar e Usar o Fluxo de Caixa Diário e o Projetado, uma ferramenta indispensável para a decisão sobre os valores e prazos de venda concedidos aos clientes e das compras junto aos fornecedores; para o pagamento dos impostos sobre comissões e fretes das entregas; das despesas com salários, inclusive o decimo terceiro e das despesas gerais.
Igualmente indispensável para se planejar Investimentos em ativos fixos e a política de endividamento, propiciando uma antevisão da capacidade de pagamento das parcelas e dos juros dos financiamentos e a de distribuição de lucros para os sócios, após o pagamento do IR/CSSL.
Além disto, o modelo de Fluxo de CaixaGerencial criado por Benedito demonstra se “vai Sobrar ou Faltar Caixa” em todos os ciclos do Planejamento Estratégico das empresas, permitindo que o Gestor Financeiro faça os ajustes necessários, devido às variações que acontecem entre “o que foi planejado e realizado”.
Ao se aposentar iniciou a carreira de Consultor em Planejamento Estratégico e Financeiro, e o Mestrado em Gestão Empresarial, “abriu-lhe as portas do Sebrae-SC”. Foi contratado em 2004 como Consultor e Instrutor. Atendeu às centenas de MPE, prestando-lhes consultoria em Planejamento Estratégico e Gestão Financeira, experiências que também contribuíram para que escrevesse o seu livro. Desvinculou-se, a pedido, em 2011.
Daí migrou para as empresas de médio porte, mais bem organizadas do que as MPE, departamentos financeiros estruturados, com Sistemas de Gestão Empresarial ou ERP, e de Contabilidade, elaborando regularmente os Balanços e as DRE.
E assim, Benedito concluiu o contexto de seu livro, porém, direcionado aos milhares e milhares de MPE do Brasil, muitas das quais administradas sem levarem em conta o Balanço e DRE, e a totalidade “sem saber o que é um Fluxo de Caixa”.
Em suas doutrinações diz aos empresários que “elaborar Fluxos de Caixa não paga impostos”, promete-lhes que deixarão de “administrar as suas empresas às cegas”, pois contarão com uma Carta Segura de Navegação, para robustecer as suas Intuições, um Alento para os seus EspíritosEmpreendedores, e conclui: após a implantação em suas empresas irão se convencer de que “sem Fluxo de Caixa não há salvação.
Benedito, sinceramente acredita que o Fluxo de Caixa Gerencial, nos moldes propostos em seu livro, é a Ferramenta mais objetiva e segura para o Planejamento e a Gestão Financeira das empresas de TODOS os tamanhos